Data de divulgação: 12/11/2010

Homenagem - Dácio Múcio de Souza, exemplo de garra e perseverança

No dia 7 de julho de 2010, o mercado de purificadores de água perdeu um dos seus principais empresários, Dácio Múcio de Souza, que faleceu aos 64 anos de idade. Sócio-fundador, Vice-Presidente e um dos principais incentivadores da Abrafipa, Dácio simbolizava o setor de purificadores de água no Brasil como Diretor-Presidente da Brasfilter, onde a marca Europa tornou-se referência graças a uma arrojada estratégia de marketing iniciada em 1985 que acabou por beneficiar todo o setor, por colocar o produto em evidência e promover a conscientização da população quanto a necessidade do tratamento e consumo de água de melhor qualidade.

Mineiro, nasceu em 7 de fevereiro de 1946 na pequena cidade de Luz. Aos três anos de idade, sua família mudou para Bambuí, também em Minas Gerais. Com os pais donos de um pequeno armazém de “secos e molhados” que vendia legumes, verduras e carnes, Dácio desde os cinco anos vivia atrás do balcão. Aos nove anos de idade, anunciava e vendia carnes e legumes de porta em porta pelas ruas de Bambuí, equilibrando um tabuleiro na cabeça. Com apenas 16 anos, trabalhou como gerente de hotel, depois montou uma equipe para vendas de jóias. O negócio não deu certo e veio para São Paulo em 1970 praticamente sem dinheiro, e atendeu a um único anúncio de emprego para venda de livros da Editora Abril. Começou no porta a porta e conquistou inúmeros prêmios e 72 troféus por desempenho, passando pelos cargos de Vendedor, Supervisor, Gerente, Vice-Diretor Executivo e Diretor Adjunto, sendo o recordista na história da Divisão Volumes, encerrada pela Abril em 1979.

Nesse mesmo ano, montou a sua própria distribuidora de livros denominada DM Associados, com seis sócios e escritórios em São Paulo, Campinas, Santos e Belo Horizonte. Logo depois de uma grande compra de livros, o negócio foi – literalmente - por água abaixo. Uma enchente do Rio Arrudas inundou o depósito em Belo Horizonte. Ficou sozinho na empresa, mas saldou as dívidas em dois anos. Em 1983, na busca de um novo produto para a DM Associados, conheceu o sócio Antônio Carlos Camargo, e, ironicamente, encontrou na água o novo negócio. Em 1984, fundaram a Brasfilter para produzir e comercializar sob a marca Europa, um equipamento praticamente desconhecido – o purificador de água, evolução tecnológica dos filtros de barro da época, que dominavam o mercado. Mais avançado, o purificador realizava o tratamento físico-químico e microbiológico (eliminação de bactérias) da água, e, por esse motivo, Dácio sempre lutou pela adoção do termo “purificador de água” ao invés de “filtro”.

Abrafipa e união do setor

Em agosto de 1998, a divulgação na imprensa de resultados desfavoráveis para filtros e purificadores de água no Programa de Análise de Produtos do Inmetro, prin-cipalmente pela ausência de normas de qualidade nacionais, fez com que as principais empresas do setor se reunissem no início de 1999 para criar um padrão específico de classificação de produtos. Nesse período, após conversa com o engenheiro Gustavo Kuster, do Inmetro, Dácio passou a defender e incentivar a criação de uma associação de fabricantes, conquistando o apoio de mais empresários. Durante um ano e meio, as empresas se reuniram na sede do Grupo Europa, na Rua Bela Cintra em São Paulo (SP), movimento que resultou na fundação da ABRAFIPA em 11 de dezembro de 2000, já com representantes de 29 empresas. Em 4 de setembro de 2001, a sede oficial da entidade foi estabelecida no endereço atual na Avenida Paulista.

Em 1999, Dácio foi desenganado pelos médicos, com tumores no cérebro, cerebelo, ombro e pulmão. Passou por cirurgias e durante a fase de recuperação seguiu trabalhando ainda com mais afinco, o que foi fundamental para seu restabelecimento. Como Vice-Presidente da Abrafipa, participou ativamente das reuniões e inclusive das comissões da entidade para discussão de assuntos junto ao Inmetro, no Rio de Janeiro.

Dácio foi o único brasileiro nomeado Diretor para a América Latina na Divisão Mundial da WQA – Water Quality Association, e em 2004, foi finalista do prêmio Empreendedor do Ano, da Ernst & Young.

“Dácio sempre foi um grande exemplo de garra e determinação para todos”, diz Moacyr Domingues, Presidente da Abrafipa. “Sua participação foi decisiva para o estabelecimento do nosso mercado e da Abrafipa, por isso fazemos questão de homenageá-lo na passagem dos dez anos da nossa entidade, um justo reconhecimento por suas realizações em prol do setor”.

Para ver o Índice de Notícias << clique aqui>>

 

 
Divulgação: Diretoria de Comunicação <<home>>
 

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.